Publicado em 24/06/2021 02:00

Atendimento via mídias sociais

Como atender seu cliente de maneira efetiva através das redes sociais

Um bom atendimento ao cliente faz toda a diferença na identificação do cliente com a sua marca ou empresa. Fornecer boas experiências aumenta as chances de fidelização.

Quer saber como utilizar-se de boas práticas de atendimento aos clientes, tendo as redes sociais como sua aliada? Continue lendo esse artigo.

Atendimento via redes sociais

O atendimento via mídias sociais teve um aumento de 115% após a pandemia do novo coronavírus. Empresas que estão investindo em um bom atendimento via redes sociais, através de equipe capacitada e soluções rápidas têm colhido resultados positivos.

Anote essas dicas para potencializar o seu atendimento ao cliente:

1. Não deixe o cliente esperando

Um dos pontos positivos apresentados pelos clientes que utilizam-se das redes sociais para se comunicarem com uma marca ou empresa é a agilidade no atendimento. Por isso, é importante não o deixar esperando por muito tempo, não importa se o cliente está aguardando a resposta de uma dúvida ou o posicionamento sobre uma reclamação.

Se a sua empresa possui uma equipe para cuidar das redes sociais, é importante que as respostas sejam a primeira tarefa do dia

2. Dê preferência ao atendimento privado quando a demanda for um problema

É importante que você alinhe com a sua equipe quais assuntos podem ser resolvidos publicamente. Se o seu cliente faz uma reclamação pública, chame-o no privado, busque saber mais sobre o problema e resolva-o com agilidade. 

Nesses casos também é importante responder o comentário público, assim outros clientes saberão que a sua empresa está implicada em resolver o contratempo.

3. Conheça o seu consumidor

Conhecer o seu consumidor que sua empresa quer passar é muito importante para definir a linguagem de comunicação. Sua linguagem é informal ou formal? Qual a maneira da sua empresa se relacionar com o público?

Ao alinhar a linguagem, a comunicação entre a sua empresa e o consumidor ficará mais clara e dinâmica.

4. Esteja preparado para crises

Prepare a sua equipe para lidar com as crises que podem aparecer nas redes sociais. Estar presente nas mídias sociais faz com que sua empresa esteja exposta a comentários negativos, porém não encare isso como algo ruim.

Crie uma política e explique aos seus clientes que comentários ofensivos não serão aceitos, só assim a sua equipe poderá excluir ou bloquear esses comentários sem que isso prejudique a credibilidade da sua empresa. Comentários negativos devem ser respondidos e não deletados, lembrando sempre de solucionar o problema no privado.

Benefícios das mídias sociais

Estar presente nas redes sociais têm gerado bons retornos para as empresas que mantém o contato com o seu cliente seguindo essas práticas apontadas no texto. Uma das grandes vantagens é o contato próximo e a comunicação direta com o seu público. 

Dica extra: Verifique em qual rede social o seu potencial cliente está, e invista!

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