Publicado em 24/05/2021 09:00

Comprando um imóvel

5 dicas para conquistar a sua casa própria

Grande parte dos brasileiros tem o sonho de conquistar a casa própria, você é um deles? Por ser uma transação que envolve valores elevados, é necessário que haja um planejamento financeiro detalhado antes da obtenção do imóvel.

Nesse artigo você encontrará dicas de como se planejar financeiramente para adquirir o imóvel dos seus sonhos. 

1. Realize um planejamento financeiro:

O primeiro passo para a compra de imóvel, é realizar um planejamento detalhado - levando em conta todas as possíveis intercorrências. O primeiro passo consiste em analisar quanto de dinheiro você possui e quanto é possível investir. 

O valor que você possui é suficiente para pagamento à vista? Ou será necessário recorrer a um financiamento ou consórcio? Levante as possibilidades e tenha sempre em mente que os valores das parcelas não podem extrapolar suas finanças pessoais.

2. Defina quais são as suas necessidades:

O passo seguinte consiste em avaliar quais são as suas reais necessidades. Levante as demandas e expectativas das pessoas que dividirão o novo imóvel com você e avaliem juntos o que será realmente necessário para que essa casa ou apartamento se torne um lar.

Outro ponto importante a ser pensado é: está nos seus planos aumentar a família? Esse novo imóvel suprirá suas necessidades a longo prazo? Pensar nesses pontos aumentará a sua satisfação e te trará mais tranquilidade na hora de garantir a compra da sua casa própria. 

3. Conheça o imóvel:

Com a pandemia do coronavírus, as visitas a alguns imóveis estão restritas à modalidade online. Isso pode ser um ponto positivo caso você queira adquirir um imóvel distante da sua atual residência. 

É importante que você de alguma forma conheça os pontos positivos e negativos do imóvel e pondere sobre cada um deles. 

4. Esteja atento a gastos adicionais:

Quando olhamos o valor de imóvel, por vezes, deixamos passar gastos adicionais a essa transação. É preciso estar atento às taxas que acompanham todo o processo de compra e venda, como por exemplo o Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários (ITBI), o Registro do Imóvel, a Escritura Pública e o IPTU.  

Levante esses gastos extras antes de finalizar a compra e verifique se encontram-se dentro do seu orçamento.

5. Esteja atento a documentação: 

A documentação do imóvel exigirá muita atenção. É preciso verificar tudo com cautela para evitar riscos de cair em um golpe. Solicite ao Cartório de Registro de Imóveis a certidão de propriedade - para verificar o real proprietário, se há dívidas, penhoras ou disputas judiciais em relação ao bem.

Avalie também possíveis débitos em aberto em relação ao IPTU  e taxa condominial, se for o caso.  

Após a compra, é necessário levar a escritura a registro no Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade. Só assim, o imóvel será realmente seu.

Essas dicas te ajudaram? A Agiliza Leilões também pode te ajudar a conquistar o seu imóvel. Saiba mais sobre Venda Direta de Imóveis em nosso site - https://www.agilizaleiloes.com.br/venda-direta/imoveis

Os imóveis disponíveis em nosso site não são arrematados em Leilões Extrajudiciais, possibilitando o pagamento à vista ou parcelado, garantindo também a segurança da transação.

Solicite mais informações

Estamos sempre a disposição